quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dê mais vida ao cabelo com reconstrução, cauterização e plástica capilar

Entenda a diferença entre reconstrução, cauterização e plástica capilar, tratamentos que ajudam a reparar cabelos danificados

cabelo
A reconstrução, cauterização e plástica capilar repõem massa capilar
Quando você escolhe o tratamento capilar mais indicado para o estado atual do seu cabelo, consegue deixá-lo macio e com vida. Entenda a diferença entre reconstrução, cauterização e plástica capilar para cuidar dos danos de seus fios:

Função: reparar danos na parte externa dos fios.

Ideal: para cabelos com muita química, escovados ou chapados frequentemente, quebradiços e sem brilho.

Os ativos: queratina e nanoqueratina (molécula de queratina menor que se aloja com facilidade entre as cutículas do fio).

Como agem? Danos físicos (chapinha e escova) ou químicos (tintura e progressiva) quebram pedaços da queratina que envolve o cabelo, deixando-o opaco. Os três procedimentos fortalecem a fibra capilar e devolvem o brilho ao fio.

Há diferença entre os três?

Na prática, todos repõem massa capilar. "No caso da cauterização e da plástica, utiliza-se uma fonte de calor para que a queratina se prenda ao fio. Com isso, o procedimento dura mais",
Na reconstrução, esse processo não acontece. Por isso, a técnica deve ser realizada em fios pouco danificados.

Periodicidade: faça cauterização ou plástica capilar a cada três meses e reconstrução a cada duas semanas. O ideal é intercalar com hidratação.

Saiba quais são os cuidados pós-alisamento

A atriz Heloísa Perissé faz o papel de uma das cabeleireiras especializadas em alisamento, na novela global Avenida Brasil. Foto: Terra

O desejo de ter madeixas lisas é tão comum que até virou tema de novela, a Avenida Brasil, Globo. O caso é baseado em uma história real, de duas sócias que realmente ficaram ricas com salões dedicados ao alisamento. O procedimento embeleza mesmo, mas antes de optar por ele, é preciso se informar. 'Muito cuidado na hora de escolher o método de alisamento. Passe longe da escova progressiva que tenha formol na formulação. Além de detonar os fios, o composto faz muito mal à saúde'. A dica é oportuna já que, por mais que o formol esteja proibido pela Anvisa, é bom certificar-se de que realmente o salão que você escolheu não o usa. Prefira os alisamentos à base de hidróxido de sódio, guanidina ou tioglicolato de amônia, que já são tradicionais e menos agressivos. Mas se você quer experimentar um procedimento mais moderno, a boa nova é o alisamento a base de aminoácidos, que alisa os fios e ainda estimula a produção de ceramidas, que dá brilho. E, antes de iniciar qualquer processo, peça para o profissional fazer o teste antialérgico. É fundamental saber se o produto pode causar algum tipo de alergia ou reação.
Reponha o que foi retirado
Todo alisamento, em alguma intensidade, danifica a saúde dos fios, deixando-os mais ressecados e sensíveis. Segundo o especialista, todo cabelo alisado precisa de hidratação constante. No salão, escolha um tratamento à base de queratina e aloe vera, responsáveis por devolver a umidade e nutrir os fios. Em casa, invista em produtos com óleo de Argan, colágeno e pantenol em sua formulação. 'Uma vez por semana, indico o uso de uma boa máscara de hidratação nutritiva', diz Ackley.
Alguns pequenos cuidados fazem a diferença com os fios alisados. Por exemplo, na hora de lavar as madeixas, você deve usar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados. Outra dica: suavidade na hora de esfregá-lo, para não causar nenhum tipo de irritação no couro cabeludo, que já está sensível devido à química. Invista em um condicionador potente e não saia de casa sem um bom leave-in com protetor solar e antioxidante em sua composição. 'Eles mantêm as cutículas fechadas e protegem os fios da ação do sol e da poluição.
Os vilões do cabelo alisado:

Chapinha -
esqueça que ela existe. O aquecimento causado por ela desidrata e pode arrebentar os fios que já passaram por alisamento.

Secador - evite usá-lo, mas se for impossível, aplique antes um produto nos cabelos específico para proteger da ação do calor.

Praia ou piscina - não mergulhe sem um bom leave-in ou protetor solar próprio para o seu tipo de cabelo.

Tintura - Sempre que alisar os fios, espere um tempo antes de tingi-lo ou fazer mechas. 'O cabelo alisado está sensível demais e pode ser quebrado com facilidade.